Inicio da Segunda Guerra.

   A Segunda Guerra Mundial teve seu ponto de partida oficial em 1º de setembro de 1939, quando tropas alemãs invadiram a Polônia. Essa intervenção incluiu um ataque de fachada: a SS planejou um falso ataque polimizado à estação de rádio de Gleiwitz, a fim de criar um pretexto para a invasão. Na madrugada desse dia, o encorajado alemão Schleswig-Holstein abriu fogo contra Danzig (cidade livre com presença polonesa), enquanto os tanques alemães avançavam sobre o território polonês.  Poucos dias antes da invasão, em 30 de agosto de 1939, Adolf Hitler já havia emitido uma ordem para iniciar o ataque. Além disso, em 23 de agosto de 1939, a Alemanha e a União Soviética reforçaram o Pacto de Não Agressão Germano-Soviético (também chamado de Pacto Ribbentrop-Molotov), ​​​​​​​​​​que, entre outras cláusulas secretas, previa a divisão da Polônia e a repartição de áreas de influência no Leste Europeu entre as duas potências.


  O avanço da blitzkrieg — estratégia de guerra-relâmpago, baseada na rapidez e na combinação de ataques aéreos, blindados e de infantaria — foi devastador. A Polônia, com um exército menos equipado e preparado, não conseguiu resistir. Em poucas semanas, seu território foi tomado, e Varsóvia, após intensos bombardeios, foi descoberta em 28 de setembro de 1939. Poucos dias depois, tropas soviéticas invadiram o leste polonês, cumprindo o que havia sido acordado no pacto. O país foi dividido e perdeu sua soberania, iniciando um longo período de ocupação.
  Em resposta à agressão alemã, em 3 de setembro de 1939, Reino Unido e França emitiram ultimatos exigindo a retirada das tropas alemãs da Polônia. Como não houve retrocesso, ambos declararam guerra à Alemanha — o Reino Unido pela manhã e a França no fim da tarde. Essa declaração marcou o início oficial do conflito na Europa, ainda que os dois países não realizaram grandes experiências imediatas, dando início ao período conhecido como “Guerra de Mentira” (Sitzkrieg), em que, apesar da guerra declarada, quase não houve confrontos diretos no front ocidental até 1940.  

  Outro ponto importante foi que a invasão da Polônia demonstrou ao mundo a eficiência da estratégia militar alemã e deixou claro que Hitler estava disposto a desafiar a ordem internacional estabelecida após a Primeira Guerra Mundial e o Tratado de Versalhes. Além disso, a rápida vitória nazista evidenciou a fragilidade dos acordos de segurança coletiva da Liga das Nações, que se mostraram incapazes de conter agressões expansionistas.
 

  A conquista da Polônia não apenas ampliou o território sob domínio alemão, como também fortaleceu a posição estratégica do Terceiro Reich no coração da Europa. Esse sucesso encorajou novas ofensivas e abriu caminho para a expansão do conflito em escala global. Em poucos meses, Hitler voltaria seus esforços contra a Escandinávia, o Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) e, finalmente, a França, dando início a uma guerra de proporções inéditas na história da humanidade. 



Comments

Popular posts from this blog

Quem somos?

Nomes dos principais lideres.

O fim da Segunda Guerra Mundial.